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Segundo dados do IBGE 2010, no Brasil, das mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual: 528.624 pessoas são incapazes de enxergar (cegos) e 6.056.654 pessoas possuem baixa visão ou visão subnormal (grande e permanente dificuldade de enxergar). Outros 29 milhões de pessoas declararam possuir alguma dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lente.

A “Etiqueta Braille LadoB” foi desenvolvida para as camisetas da marca Lado B Moda Inclusiva, na promoção da inclusão social como parte integrante da moda, principalmente voltada para as pessoas com deficiência visual.

Foram realizadas pesquisas do alfabeto braille segundo as normas da ABNT , a existência de etiquetas braille no mercado nacional e internacional, a melhor técnica a ser empregada, os melhores produtos a serem utilizados (tecidos, produtos químicos, técnicas e equipamentos), assim como, a funcionalidade e a viabilidade do produto.

“Outra preocupação importante dentro da pesquisa foi conseguir o resultado relevo das etiquetas levando em consideração o baixo custo da “impressão” nas peças. Isso seria importante para aplicação nas peças da própria marca, além de conseguirmos oferecer para outras empresas do ramo de confecção e até mesmo para o consumidor final”, diz Dra. Dariene Rodrigues.

Para os Consumidores com Deficiência Visual (cegos) e que tem o conhecimento do alfabeto braille, a Etiqueta Braille LadoB tem o objetivo principal de fornecer a indicação do ¨Tamanho e Cor¨das peças, já que o braille ocupa mais espaço comparado ao alfabeto tradicional.

Benefícios:
 
  • Facilitar a organização das peças dentro do armário e na hora da escolha ao se vestir;
  • Promover maior independência para os usuários;
  • Promover a melhora da autoestima e qualidade de vida.

Para as Empresas do Ramo de Confecção (distribuidoras, lojas de aviamentos e confecções em geral), as etiquetas Braille LadoB poderão ser comercializadas ou utilizadas, a fim de estimular cada vez mais a inclusão das pessoas com deficiência visual, na moda.

Benefícios:

  • Atrair potenciais clientes;
  • Facilitar a identificação dos produtos na hora da compra;
  • Agregar valor social a marca.
 
Para as Empresas que atendem a Lei de Cotas (Lei 8213/91) e do Ramo Promocional, a impressão têxtil em braille acaba sendo usada para identificação dos colaboradores e divulgação de serviços e produtos em Feiras e Eventos.
A personalização em braille pela empresa acaba sendo uma prática de acessibilidade e inclusão para as pessoas com deficiência visual e passando uma imagem da seriedade e profissionalismo no cumprimento da sua política de inclusão.

Oferecemos algumas opções de impressão têxtil em braille para o seu projeto: etiquetas, , camisetas, cordões de crachá, tarja sutache, bolsas, sacolas, almofadas e etc. Entre em contato e faça um orçamento de personalização têxtil para a sua empresa.

E-mail: contato@ladobmodainclusiva.com.br      WhatsApp: 15 99747-5034